Google e Microsoft são duas das maiores e mais valiosas empresas de tecnologia do mundo. O que acontece quando ambas entram em confronto por um mesmo objetivo? Elas estão apostando alto no público escolar com os pacotes Google for Education e Microsoft 365 for Education. Entenda agora o porquê dessa disputa e o que realmente desejam as gigantes da tecnologia e quem sai na frente:
Duelo de Titãs: quando duas líderes de mercado se confrontam
A empresa fundada por Bill Gates durante anos foi referência em “softwares para produzir”. O próprio Office esteve na lista das 500 marcas mais valiosas da revista Fortune e era figurinha carimbada em qualquer escritório. Mas o
Google para Empresas começou a fazer sucesso particularmente entre startups e pequenos empreendimentos.
A disputa pelo título de “queridinha” entre empresas e produtores de conteúdo foi então para um campo que pode parecer inusitado para muitos: a sala de aula. A competição agora é pelos estudantes.
Por que estudantes?
A ideia por trás das investidas no publico estudantil, em especial os alunos das séries iniciais, é criar o hábito de consumo de softwares dessas empresas desde a infância. Se uma criança aprende a digitar no Google Docs, por exemplo, a tendência é que ela continue digitando seus documentos por lá até a vida adulta.
Vale a pena investir nos softwares escolares?
Por causa da aceleração do ritmo de vida nas grandes cidades, muitos pais não conseguem acompanhar de perto a rotina escolar de seus filhos, e quando conseguem não é das tarefas mais práticas. As empresas de tecnologia decidiram então resolver esse problema. Agora a integração entre escola e responsáveis foi facilitada e se tornou mais ágil.
A
última atualização do pacote da Google, por exemplo, permite que professores automaticamente compartilhem os relatórios de rendimento dos alunos com os responsáveis. Ficou mais fácil para uma mãe acompanhar o desenvolvimento do filho na escola, basta ser convidada para a ferramenta pela professora. Serão enviados e-mails de notificação diários ou semanais com um resumo do desempenho escolar da criança e outros tópicos.
Em uma visão geral, os pacotes de ambas as companhias se assemelham muito e focam em ferramentas voltadas para a produtividade, comunicação e colaboração. Mas existem alguns diferenciais que pesam para o lado do Google for Education: por ser um
serviço hospedado em nuvem, ele é facilmente acessível de qualquer dispositivo e ganha muitos pontos no quesito mobilidade.
De acordo com o especialista em tecnologia
Michael Hiles, também conta a favor da Google o fato de os softwares do seu pacote escolar se integrarem igualmente bem a PCs e MACs, enquanto o pacote da concorrência só é bem aproveitado em computadores com sistema operacional Windows.