Conheça 4 erros na migração de dados que você precisa evitar

Home Cloud Computing
Conheça 4 erros na migração de dados que você precisa evitar

Conheça 4 erros na migração de dados que você precisa evitar

A Cloud Computing é uma tecnologia cuja adoção cresce diariamente em todo o mundo. Isso, por sua vez, levou a um aumento dos investimentos no Brasil. Segundo a pesquisa “Desempenho Global sobre Computação em Nuvem”, realizado pela BSA com 24 países que lideram o mercado de Tecnologia da Informação (TI) mundial, o Brasil saltou da 22ª posição, em 2016, para a 18ª em 2018. E o número de médias empresas na nuvem também cresce consideravelmente dia após dia.

Entretanto, a receio inicial que muitos empresários tinham quanto a segurança já foi superado e a cloud já se mostrou muito vantajosa para organizações de todos os portes. Continue a leitura para saber por que o número de médias empresas na nuvem tem aumentado tanto!

Ganho da inovação tecnológica

Todos os dias, surgem novos avanços tecnológicos e muito deles acontece na nuvem. A cloud computing está altamente integrada com a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning, isso só para citar algumas inovações.

As empresas que ainda não aderiram à nuvem estão deixando de ser competitivas, como também estão abrindo mão de grandes oportunidades de negócio.

Atualmente, as ferramentas que oferecem maior flexibilidade e inovação, seja em formas de conexão com o cliente ou de produtividade, são baseadas somente na nuvem. Nenhum negócio – seja grande, médio ou pequeno – que deseja permanecer no mercado pode negligenciar isso.

Escalabilidade

Se há uma vantagem de negócios que a cloud computing definitivamente trouxe, é escalabilidade. Esta é a promessa fundamental que a nuvem traz para o primeiro plano. Vários recursos de computação são compartilhados entre uma ampla variedade de usuários. Além disso, as empresas podem aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento, o número de usuários e os recursos gerais de TI de acordo com sua necessidade, de maneira fácil e ágil.

Do ponto de vista dos empresários, a solução em nuvem tornou o ambiente de TI prontamente disponível com custos mínimos, além de fluido e dinâmico.

Integração e padronização

Os serviços de computação em nuvem têm integrado padrões comuns em todos os aspectos, como nas áreas de interface de aplicativos, armazenamento de dados ou nos processos de autenticação dos usuários.

Ao concentrar diversas aplicações e atividades em uma mesma plataforma, é possível garantir uma experiência do usuário mais concisa, fator que contribui para o aumento produtividade.

Maior segurança para médias empresas na nuvem

Até pouco tempo atrás, o fator segurança era um dos principais empecilhos para crescimento do número de médias empresas na nuvem. Havia um grande receio quanto à disponibilidade e integridade dos dados armazenados remotamente.

No entanto, os aplicativos baseados em nuvem já provaram que são muito mais seguros do que os aplicativos locais. Isso vale principalmente para médias empresas, que não contam com uma infraestrutura tão robusta para proteção de dados.

Numa estrutura local, existem diversos fatores que podem comprometer o acesso aos dados, como um corte potencial na disponibilidade de energia, falhas nas redes ou no hardware, ciberataques, além de erros humanos.

Essas deficiências são bem tratadas por um provedor especializado de serviços de computação em nuvem, visto que ele já investiu um tempo significativo na conformidade com o padrão de segurança, redundância de infraestrutura, além conhecer as melhores práticas operacionais.

Suporte e Desempenho

Provedores de serviços de computação em nuvem especializados oferecem a seus clientes alta disponibilidade, confiabilidade e desempenho.

Eles trabalham com acordos de nível de serviço (SLA, em inglês) explícitos em relação a fatores como disponibilidade, migração, falha do host, desempenho do aplicativo e tempo de atividade do data center. Desta forma, as médias empresas contam com maior segurança jurídica, transparência e garantia do cumprimento dos contratos.

Além disso, os provedores oferecem suporte e 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar os usuários com quaisquer problemas que possam enfrentar.

Redução de Custos

Esse, sem dúvidas, é o maior responsável pelo aumento do número de médias empresas na nuvem. Com um orçamento mais apertado, as PMEs precisam sempre buscar alternativas para reduzir os custos.

Nessa perspectiva, a computação em nuvem é um ótimo investimento, já que esses serviços são basicamente cobrados com base no que você usa. Assim, o custo do excesso de capacidade e recursos ociosos são eliminados.

Também há uma grande economia em relação a aquisição e manutenção de servidores, que passa a ser mínima, e com a manutenção do data center, cujo maior reflexo é percebido na conta de energia. Isso sem falar na possibilidade de contar com uma equipe de TI mais enxuta.

Essas foram as principais razões pelas quais o número de médias empresas na nuvem vem aumentado dia após dia. Se você gostou desse conteúdo, também irá gostar de saber como utilizar inteligência digital para pequenas e médias empresas. Boa leitura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: