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- nov 18, 2024
Com a sofisticação crescente da computação na nuvem, as principais empresas de desenvolvimento do mercado começaram a criar soluções para seu uso pessoal e também empresarial. Dois dos melhores e mais completos serviços lançados nessa área foram o G Suite, criado pelo Google, e o Office 365, da Microsoft.
Ambos possuem funções semelhantes, mas também apresentam diversas peculiaridades. Para saber mais sobre os dois, continue lendo este post e confira quais são as principais características e diferenças entre o G Suite e o Office 365:
O G suite surgiu em 2006 com a denominação “Google Apps”, e, ao longo dos anos, foi incorporando os principais produtos Google, como Gmail, Hangouts, Google Calendar, Google Drive, Google Sites, entre outros criados pela empresa americana, e possui uma plataforma para a nuvem — o Google Cloud Platform.
A adesão ao serviço completo da plataforma da Google é feita por mensalidade, ou seja, não é estabelecido um contrato anual. Mas, caso você queira a anuidade, é possível contratá-la com um desconto em relação ao total que você pagaria mensalmente durante os 12 meses. A empresa também oferece dois tipos de contas: uma comum, básica, e outra com mais requisitos de segurança.
Inicialmente, é oferecido um pacote com 30GB de espaço, mas é possível ter acesso a um armazenamento ilimitado caso você pague um pequeno valor a mais ou, ainda, caso você adquira a licença para 5 usuários ou mais.
O Office 365, por sua vez, foi desenvolvido pela Microsoft em 2011, e incorpora o Outlook, o SkyDrive (serviço de armazenamento de dados) e o pacote Office na nuvem. Além disso, ao contratar esse serviço você poderá ter acesso ao Lync, uma espécie de Skype corporativo para ser usado dentro da empresa.
A adesão só pode ser feita via contrato mínimo anual, e há uma série de planos diferentes pelos quais você pode optar — o que pode até confundir um pouco, caso você não tenha em mente qual é a sua real prioridade. Há, contudo, uma divisão de indicações entre grandes empresas e pequenas e médias empresas, facilitando um pouco a escolha.
O armazenamento oferecido aos assinantes é de 1TB no pacote de entrada, que pode variar de acordo com o plano escolhido. Vale lembrar que, após a mudança de licença da Microsoft, não há mais problemas de compatibilidade de arquivos feitos em uma versão do Office nova, o que antes impedia que você abrisse o documento em uma versão anterior. Isso também facilita a integração para a nuvem, evitando problemas de compatibilidade.
A adesão das contas do G Suite é bem mais clara do que a do Office 365. Apesar de oferecer apenas 2 opções de conta, isso ajuda bastante a não deixar o usuário de primeira viagem confuso sobre qual é a melhor opção.
Enquanto há uma maior familiaridade para os usuários do Office 365 (principalmente devido aos usos dos softwares do pacote Office fora da nuvem), o G Suite traz como vantagem um número maior de ferramentas organizacionais já implementados no pacote, que poderão ser bastante úteis para sua empresa.
Além disso, como o pacote do Google já foi criado pensado na nuvem, ele é bem mais intuitivo sobre aspectos desse sistema. Para usuários de planilhas do Excel, por exemplo, algumas fórmulas utilizadas no Office 365 não se adaptam bem às planilhas do Google Docs.
A adaptação para a empresa costuma ser mais rápida pelo G Suite do que pelo Office 365, que normalmente faz a integração parcialmente. Isso porque a transferência da Microsoft depende da instalação de um software na máquina para fazer a migração de dados para o sistema na nuvem. Alguns especialistas até alegam que, devido a essa necessidade de instalação de software, não se pode dizer que o Office 365 seja 100% na nuvem.
Além disso, a longo prazo, a integração de aplicações de terceiros costuma ser mais bem-sucedida para quem usa o primeiro do que o produto da Microsoft. Assim, trabalhos colaborativos com desenvolvedores tendem a ser mais produtivos utilizando o serviço da Google.
Em relação aos valores, a diferença não é tão grande. Ainda assim, o pacote do Google permite que você possa suspender o serviço em um determinado mês, caso não ocorra adaptação sem ter prejuízos com uma assinatura a longo prazo.
Já a Microsoft, por oferecer apenas a anuidade, acaba pecando neste ponto. Além disso, segundo algumas pesquisas, as empresas estão tendo maior redução de custos com o G Suite (41% de redução) do que com o uso do Office 365 (27% de redução de custos).
Sobre armazenamento, ambas são bastante flexíveis em relação à possibilidade de expansão da memória oferecida inicialmente. Tanto o Google Drive quanto o SkyDrive possuem uma excelente experiência do usuário e usabilidade, que garante uma utilização simples e excelente por parte dos funcionários da empresa.
O mesmo pode ser dito do painel de administrador de ambos, que apresentam uma interface bastante intuitiva, com todas as informações pertinentes, sem ficar poluída com excesso de dados.
O Office 365 conta com a possibilidade de utilizar alguns de seus aplicativos direto no desktop (como o pacote Office clássico, já bastante conhecido do grande público), enquanto o foco do G Suite é o uso totalmente feito no browser ou em seus aplicativos disponíveis para smartphones e tablets. Vale lembrar que o Office 365 disponibiliza seu pacote também para os aparelhos com SO Android, de forma a ser compatível com esses aparelhos.
Em questão de trabalho colaborativo, há um incentivo maior por parte do G Suite, que possibilita interação e edição simultânea nos documentos. Apesar de permitir a coautoria, o Office 365 não viabiliza a interação e edição conjunta em tempo real em todos os seus produtos.
Um último quesito a ser analisado é o suporte, já que, caso ocorra algum problema, é importante que ele seja solucionado rapidamente. O G Suite trabalha com assistência 24/7, enquanto o Office 365 disponibiliza essa função apenas para aqueles que comprarem o pacote Enterprise de seu serviço.
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