- 3 minutos
- out 4, 2019
Com a evolução da tecnologia, as impressoras ficaram mais inteligentes. Conectadas à web, elas são capazes de imprimir documentos a partir de dados de smartphones, tablets e até computadores.
Também chamadas de impressoras Wi-Fi, elas se conectam à internet para compartilhar documentos e receberem estes dados para impressão, com toda a facilidade para o usuário. Só que, por mais convenientes que sejam as impressoras que suportam Wi-Fi, não são todos os equipamentos que se enquadram nesta categoria.
Para usufruir desta vantagem, as empresas teriam que investir em novas impressoras para os seus escritórios, o que não seria nada barato. O Google Cloud Print oferece uma alternativa simples e fácil: ele é capaz de transformar qualquer impressora em uma que funcione via Wi-Fi, sem a necessidade de mudar os equipamentos da sua corporação.
Sabia que o Google Cloud Print integra o pacote de recursos do Google Apps, um conjunto de aplicativos do Google voltados para facilitar o dia a dia das empresas? Veja como é possível imprimir documentos remotamente, com toda a produtividade, usando smartphones e outros computadores!
Criado pelo Google, o Google Cloud Print permite a conexão de impressoras à internet, tanto as tradicionais como as já habilitadas para usar Wi-Fi. Por meio do aplicativo o usuário consegue disponibilizar na rede, para o seu uso, as impressoras que precisar, tanto do trabalho quanto de casa.
Isso significa que ele pode estar em casa e enviar um documento para impressão no trabalho, com toda a comodidade. O serviço funciona não só em computadores como também em smartphones e em tablets, bastando apenas estar conectado à internet e logado à conta Google associada à impressora escolhida. Além disso, o Google Cloud Print funciona em computadores Windows, Mac, Linux e Chrome OS.
Como o Google Cloud Print suporta dois tipos principais de impressoras (as convencionais e as já habilitadas para funcionar via Wi-Fi), existem também duas maneiras de configurar o recurso. Depois disso, a impressora fica acessível a partir de qualquer dispositivo habilitado para usar o Cloud Print.
Para usá-lo com uma impressora convencional, daquelas que não possuem a capacidade de se conectar à internet, é preciso utilizar o navegador Google Chrome no computador onde a impressora está instalada. Com o programa aberto, o usuário deve fazer o login em sua conta do Google.
A partir daí, é possível acessar a página de gerenciamento do Google Cloud Print e seguir as instruções. A impressora escolhida ficará acessível sempre que este computador estiver ligado e ela for escolhida a partir de um aparelho habilitado para usar o Google Cloud Print.
O Google Cloud Print também suporta as impressoras que já vêm habilitadas a se conectar à internet. Existem modelos e marcas que saem de fábrica com o selo “Cloud Ready Printers“, que significa que estão prontas para funcionar na nuvem, ou seja, sem a necessidade de um computador.
Neste caso, cada impressora possui um método de configuração particular, que é detalhado no manual e nos arquivos de ajuda. Ao terminar, o usuário consegue enviar documentos para impressão sem precisar que um computador esteja ligado a ela.
Hoje em dia, a tecnologia nos permite usar múltiplos dispositivos diferentes para realizar o nosso trabalho, indo desde computadores convencionais até tablets e smartphones. Só que as impressoras permanecem presas ao escritório, sendo necessário estar fisicamente próximo a elas para imprimir documentos.
Foi para eliminar esta inconveniência que surgiram as impressoras Wi-Fi. O Google Cloud Print se encarrega de trazer esta tecnologia para todas as impressoras, inclusive aquelas que não se conectam à internet.
Assim, fica possível imprimir um documento a partir do smartphone, por exemplo. Sem este recurso, seria necessário transferir o arquivo para um computador e aí sim imprimi-lo. Usando o Cloud Print, esta perda de tempo é eliminada e o profissional trabalha com mais produtividade.
O Google Cloud Print também oferece a oportunidade de uma nova via de negócios para os seus usuários. Por meio da sua tecnologia, é possível facilitar a impressão de documentos em papelarias e lan houses, bastando configurar a impressora como pública. Assim, os clientes poderão realizar suas impressões sem a necessidade de utilizar pen drives ou demais mídias físicas.
Quer trazer as vantagens do Google Cloud Print e de todos os outros produtos do Google Apps para dentro da sua empresa? Conte com a Santo Digital!