Monitoramento e Ambiente

Monitoramento e Ambiente

Tenha seu ambiente monitorado, através da definição de alertas, preparação de dashboard e geração de scripts para operação. Operação, ações dos times de N1/N2 e N3. Nosso monitoramento funciona 24 x 7, através da equipe de suporte.

Você terá a criação automática de tickets para incidentes e alertas, assim como monitoramento de recursos dos servidores (Disco, CPU, Memória, Up/Down) e acionamento do N3 de GCP e de terceiros (conforme catálogo de serviços).

Relação e Validação

É feita a relação e validação de todo o ambiente em GCP, para que seja executado o Gerenciamento dos Serviços. Então é feita a identificação dos serviços, servidores, ações a serem executadas, recursos a serem monitoradors e projetos.

O monitoramento dos recursos Full Time cria a relação dos projetos da organização, monitora Report Mensal da estrutura de consultoria.

relacao-e-validacao

Incidente

Os incidentes tem como característica restabelecer a funcionalidade em questão, e caso haja recorrência de incidente referente a mesma questão. O mesmo será transformado em um problema. Os incidentes são tratados através da abertura de tickets, nos canais fornecidos pela Santo.

Eles serão recebidos pelo time de suporte N1. Será feita a triagem da ocorrência e, caso seja possível será resolvido pelo time N1 ou N2. Havendo necessidade, será acionado o Suporte N3 da Santo ou do cliente. Qualquer intervenção que seja necessária no ambiente, será avaliado o impacto para o negócio e se necessário acionado o cliente, para alinhamento da solução e execução da correção.

Problema

O problema ou causa raiz, são originados de incidentes recorrentes, cuja ação da equipe será analisar a causa raiz e propor a solução para correção definitiva. A análise será realizada pelo N3 juntamente com equipe de arquitetura da Santo.

Será elaborado um documento detalhado contendo a descrição da solução e o planejamento, para que sejam apresentados e aprovados pelo Cliente.

As ações a serem realizadas, serão acordadas entre as partes, para que sejam realizadas as ações sem impactar o negócio do cliente.

Requisição

As requisições têm como características implementar pequenas melhorias no ambiente, mediante solicitação do cliente. São ações de upgrade, melhoria e atuações pontuais no ambiente que não causem impacto para o negócio.

As requisições são tratadas através da abertura de tickets, nos canais fornecidos pela Santo. Elas serão recebidas pelo time de suporte N1. Após avaliação da equipe N1, será direcionada para execução, que poderá ser realizada pelo N1, N2 ou N3 da Santo.

Ao término da execução, será encaminhado para o cliente o posicionamento com as respectivas evidências de execução com sucesso.

Mudança

As mudanças são atividades que podem gerar impactos no ambiente e deverão ser previamente planejadas e submetidas a um comitê que avalia e aprova a execução. A documentação para execução da mudança, será elaborada pela Santo e equipe do cliente. A documentação precisará ser avaliada e aprovada pelo cliente.

A execução será realizada em data previamente acordada entre as partes, com acompanhamento do cliente. As validações precisarão ser realizadas logo após a execução.