Nuvem privada: porque ela é o primeiro passo para a otimização da infraestrutura de TI?

Home Cloud Computing
Nuvem privada: porque ela é o primeiro passo para a otimização da infraestrutura de TI?
nuvem-privada-porque-ela-e-o-primeiro-passo-para-a-otimizacao-da-infraestrutura-de-ti

Nuvem privada: porque ela é o primeiro passo para a otimização da infraestrutura de TI?

No mundo dos negócios, a última década foi marcada por um intenso processo de digitalização das atividades empresariais. Assim, para atender às demandas atuais, as empresas precisam contar com uma infraestrutura de TI moderna e responsiva, capaz de se adequar às mudanças e, ao mesmo tempo, oferecer segurança aprimorada. A nuvem privada, nesse sentido, é uma solução que efetivamente capacita as organizações para lidar com esses desafios da era digital.

O advento dos modelos de computação em nuvem está fornecendo novos rumos para as organizações em termos de escopo e valor. De fato, essa tecnologia oferece benefícios imprescindíveis atualmente, tais como disponibilidade, escalabilidade, provisionamento instantâneo, recursos virtualizados e armazenamento sob demanda.

No entanto, a computação em nuvem possui diferentes modelos de implementação e cada um deles possui características próprias que podem fazer toda diferença na sua estratégia de negócios.

A seguir, você poderá conhecer mais sobre o modelo de nuvem privada e entender como essa abordagem pode ajudar a sua empresa a otimizar sua infraestrutura. Confira!

Nuvem privada x Nuvem pública: quais as diferenças?

Hoje, as diferenças técnicas entre uma nuvem privada e uma pública são pequenas, embora seja verdade que diferem em alguns pontos essenciais.

Os serviços de nuvem pública consistem em um pool de recursos de computação disponível para ser usado por diferentes empresas ou usuários, mesmo que atuem de forma independente.

Metaforicamente, a nuvem pública funciona como um edifício comercial, onde diferentes empresas utilizam a mesma infraestrutura, embora cada uma delas possua seu próprio espaço, no qual somente pessoas autorizadas podem acessar.

Em contraste, a nuvem privada consiste em um pool de recursos de computação que não é compartilhado com nenhuma outra organização. Ou seja, trata-se de um ambiente de locatário único.

Há ainda um terceiro modelo, conhecido como nuvem híbrida, no qual uma nuvem privada se conecta à infraestrutura de nuvem pública, permitindo que uma organização  orquestre  cargas de trabalho nos dois ambientes.

Como a nuvem privada pode otimizar a infraestrutura de TI da sua empresa?

A nuvem privada funciona exatamente como uma infraestrutura local, inclusive, em alguns casos, ela se encontra no próprio data center da empresa. 

No entanto, hoje, a abordagem mais comum consiste na contratação de recursos hospedados em data centers de terceiros.

Apesar da similaridade, a nuvem privada conta com benefícios que a tornam mais atrativa que uma infraestrutura local ou uma nuvem pública, tais como:

Desempenho

Uma vez que a nuvem privada é de uso exclusivo de uma única empresa, há sempre uma taxa de transferência significativa. Portanto, a nuvem privada oferece maior nível de desempenho em relação a nuvem pública.

Em comparação com uma infraestrutura local, a nuvem privada leva vantagem, uma vez que você pode definir um acordo de nível de serviço (SLA) de acordo com suas necessidades de negócio. Ou seja, você possui mecanismos contratuais que garantem a alta disponibilidade de seus recursos de TI.

Segurança

A nuvem privada garante um nível extra de segurança, tornando-a ideal para armazenamento de informações sigilosas e confidenciais. Os dados estão presentes em um ambiente protegido, alocado exclusivamente para o seu negócio.

Disponibilidade

Todos os modelos de computação em nuvem permitem que os usuários acessem seus serviços a qualquer hora e em qualquer lugar.

A nuvem privada leva isso um pouco além, visto que sua infraestrutura única ajuda o usuário a controlar a entrega e garantir sua disponibilidade máxima.

Além disso, os recursos disponíveis podem ser distribuídos em tempo real, dependendo do fluxo de trabalho. Assim, os aplicativos críticos têm a garantia de funcionar o tempo todo.

Controle

O controle é conhecido por ser uma das características positivas da nuvem privada. Nesse modelo, sua empresa pode controlar seus dados em uma extensão muito elevada.

Isso significa que a supervisão completa dos dados pode ser feita por meio do processo de monitoramento.

Flexibilidade e escalabilidade

A flexibilidade é um dos principais motivos pelos quais muitas empresas estão migrando para a nuvem. Mas, no caso da nuvem privada, a flexibilidade é muito maior.

Usar uma plataforma privada significa que não há realmente problemas de compatibilidade para suas aplicações, uma vez que ela pode ser moldada de acordo com suas necessidades.

Além disso, como todos os recursos encontram-se virtualizados, você pode transformar a infraestrutura rapidamente com base nas necessidades do negócio.

Gerenciamento aprimorado

Ao utilizar uma infraestrutura em nuvem, sua equipe de TI não precisa mais gastar tempo em questões como provisionamento, atualizações e manutenção de servidores. Assim, é possível focar em questões chaves para o desenvolvimento da empresa, como melhoria dos processos e inovação.

Por onde começar?

Como você pode ver, a nuvem privada é uma excelente alternativa à infraestrutura local, uma vez que oferece recursos essenciais como a flexibilidade e escalabilidade que as empresas precisam para lidar com cargas de trabalho altamente voláteis.

Ao mesmo tempo, essa alternativa oferece vantagens sobre um modelo de nuvem pública, ao apresentar melhor desempenho, possibilidade de personalização e segurança aprimorada.

No entanto, projetar uma nuvem privada eficaz requer um planejamento cuidadoso e consideração de suas necessidades e prioridades atuais e futuras.

Uma nuvem privada para necessidades corporativas deve ser construída em uma base que pode fornecer recursos de autoatendimento, segurança centrada em aplicativos e proteção de dados confiável, recuperação de desastres e automação.

Se você deseja implementar uma nuvem privada na sua empresa, não corra riscos. Entre em contato com a SantoDigital e permita que nossos especialistas desenvolvam uma solução sob medida para o seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: