Google Drive: seu aliado no dia a dia

Home Google Drive
Google Drive: seu aliado no dia a dia

Google Drive: seu aliado no dia a dia

Você sabia que o Google Drive pode ser seu grande aliado no dia a dia? Imagine a seguinte situação: Você acabou de pegar seu prato na hora do almoço, sentou e então lembra que precisava enviar um arquivo urgente para o seu chefe que está numa reunião muito importante. O que você faz? Deixa a comida no prato e sai correndo?

Não precisa!

Google Drive: seus arquivos na nuvem

O Google Drive é parte integrante da solução Google Apps for Work e onde você armazena seus arquivos.

Na nuvem? Sim, mas com uma vantagem adicional. Estão também no seu disco rígido, como se fossem parte de uma pasta comum. O Google aprimorou o que já existia e te oferece três opções

Acesso pelo navegador Chrome:

Por ser um navegador próprio, o Google acrescentou todas as funcionalidades necessárias para permitir um total ao Google Apps. É muito fácil de usar, faça o seu login com a senha do Google Apps. Se não tiver o ícone, digite no navegador drive.google.com.

Pronto, você já está com acesso a todas as suas pastas. Basta dar dois cliques em cada uma e você terá acesso imediato. Não precisa nem usar seu micro, é necessário apenas um navegador Chrome em qualquer desktop ou notebook. Você pode carregar um arquivo novo, fazendo um upload, ou enviar direto pelo GMAIL. Isso sem falar que não há limite de tamanho de arquivos enviados. Uma apresentação de 75MB? Vai anexada. Um vídeo de 2GB? Também vai anexado.

Uma vantagem adicional de usar o Chrome para acessar é que você pode editar os arquivos online. Usando os aplicativos de processamento de texto, planilhas ou apresentações que são parte da solução, a edição é instantânea.

E não é só isso, é tudo compartilhado. Duas ou mais pessoas podem abrir o arquivo ao mesmo tempo e fazer alterações. É até divertido ver o texto mudar automaticamente, enquanto outra pessoa escreve algo. As revisões são anotadas e, se você possuir o Vault, seus arquivos nunca serão perdidos ou removidos.

Acesso pelo aplicativo do Google Drive

Depois de mais de 20 anos de Windows, estamos muito acostumados com diretórios e arquivos. Arrastar, soltar, copiar, apagar, está tudo na programação do nosso cérebro.

Para facilitar nossa vida, o Google criou aplicativos para os sistemas operacionais existentes. Basta baixar o aplicativo do Google Drive e em poucos minutos ele cria uma pasta no seu disco local. Essa pasta é sincronizada com a nuvem, ou seja, tudo o que você fizer aqui será feito também online.

Por exemplo: arrastou e soltou um arquivo para lá? Em instantes ele começa a ser carregado na nuvem. Apagou um arquivo na nuvem? Em breve ele desaparecerá da sua pasta.

Acesso por dispositivos móveis.

O Google Drive agora tem uma versão nativa para smartphones e tablets.

Sabe aquele arquivo que estávamos falando há pouco? Basta retirar o smartphone do bolso, acessar o aplicativo, que teve muitas melhorias desde a última versão e selecionar o arquivo. Você pode até pesquisar pelo tipo ou nome do documento, se não lembra o nome dele, e antes de enviar é possível ter uma prévia na tela. Achou? É só mandar.

Pronto, agora que você salvou o dia pode continuar seu almoço sem pressa. Nada como contar com o Google Drive, que é apenas um dos recursos do Google Apps disponível para empresas.

Se você quiser saber mais, ou tirar suas dúvidas, use os comentários abaixo ou fale conosco.

 

Artigos relacionados:

Google Apps for Work – Serve para quem?

Google Sites: compartilhando de forma inteligente

Google Drive – liberdade com controle

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: