Disaster ou Recovery? Como está o disaster recovery na sua empresa?

Home Cloud Computing
Disaster ou Recovery? Como está o disaster recovery na sua empresa?

Disaster ou Recovery? Como está o disaster recovery na sua empresa?

Elaborar e seguir um plano de disaster recovery é mandatório para toda empresa. Disso não temos dúvidas. Mas, a questão é: você confia no disaster recovery da sua empresa? Seu plano pode realmente recuperar tudo o que você precisa, quando for necessário?

Apenas ter um plano de recuperação de dados não garante que seus dados estão seguros. É preciso que sejam adotados os procedimentos corretos para que nada saia do previsto. Para saber se seu disaster recovery está mais para “disaster” ou mais para “recovery” é preciso seguir alguns procedimentos. Continue a leitura para saber mais!

Teste seu Disaster Recovery Plan

Todos os planos de disaster recovery precisam ser testados regularmente, seja ele executado internamente ou por meio de um provedor de serviços. É recomendável executar testes ao menos duas vezes ao ano ou quando ocorrerem alterações significativas na infraestrutura.

Esses testes não apenas fornecem o conhecimento de que seu plano de recuperação de desastres funciona, mas também podem ajudar a obter informações sobre problemas que podem surgir em um desastre. Além disso, com esse procedimento, sua equipe estará treinada para proceder adequadamente caso ocorra algum incidente.

Faça a si mesmo algumas perguntas

Há certos itens que, impreterivelmente, devem ser considerados em sua estratégia de disaster recovery para garantir seu perfeito funcionamento.

Aqui está um detalhamento do que sua empresa precisa estar ciente para garantir que, se as coisas correrem mal, seu plano de recuperação de desastre funcionará.

1. Quem é o ponto central de contato, tanto dentro de sua empresa quanto com o provedor de serviços e quais suas responsabilidades?

Você tem diferentes formas de contato para acionar as pessoas responsáveis por realizar disaster recovery quando necessário? Elas são acessíveis 24/7? Se eles não estiverem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que você faz quando ocorre um desastre? Quais funções e responsabilidades você e outras pessoas têm se o plano de recuperação de desastres precisar ser implementado?

Conhecer as responsabilidades de seus provedores, assim como as suas, é importante para garantir que você esteja trabalhando em conjunto para restaurar seus dados imediatamente após o desastre. Ter isso bem definido evita a sobreposição de responsabilidades, a perda de tempo e a ocorrência de erros.

2. Quais itens são prioritários a serem recuperados após um desastre e por quê?

Revise quais itens são críticos para sua organização em um processo recuperação. Esses são os que devem ser priorizados, para que seu negócio esteja em operação o mais rápido possível. Lembre-se que cada minuto de inatividade pode gerar a perda de muitas vendas.

3. As instruções sobre como proceder com a recuperação de dados são claras?

Cada passo do processo de recuperação de dados deve ser bem detalhado e compreensível por todos os envolvidos. Como ressaltado anteriormente, seus colaboradores devem entender seus papéis e responsabilidades.

Geralmente, quando um disaster recovery é acionado, não há tempo para explicar as tarefas ou dar instruções. É uma corrida contra o tempo. Por isso, toda a equipe precisa saber exatamente o que fazer e como fazer.

Por isso, é importante executar simulações do processo de recuperação, para que todos possam obter um melhor entendimento de suas funções e responsabilidades. Assim, você consegue garantir que os dados da empresa serão recuperados de forma segura.

Contrate um bom provedor de soluções em nuvem

Atualmente, é quase impossível pensar em planos de disaster recovery que não envolvam soluções baseadas em nuvem. Além de serem uma opção segura, elas são altamente gerenciáveis, ajudam a reduzir custos e possibilitam uma recuperação rápida e efetiva dos dados

Nesse sentido, podemos citar a solução SantoDigital Cloud backup. Ela permite criar, de forma fácil, um site de disaster recovery em nuvem utilizando as melhores ferramentas de mercado e o melhor da tecnologia em nuvem.

Por isso, se você estiver pensando em qualquer necessidade de backup que realmente funcione, não deixe de entrar em contato. Colocaremos um especialista para realizar o levantamento do seu ambiente e desenhar uma proposta de backup que faça sentido para sua empresa.

Além de ser uma solução essencial para seu plano de disaster recovery, a computação em nuvem também é um fator muito importante na cultura de inovação dos negócios. Se você quer saber o porquê, clique aqui e tenha uma boa leitura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: