Descubra como fortalecer a cultura de segurança cibernética em sua empresa

Home Cloud Computing
Descubra como fortalecer a cultura de segurança cibernética em sua empresa

Descubra como fortalecer a cultura de segurança cibernética em sua empresa

A segurança da informação é hoje um dos temas mais relevantes no meio empresarial. Esse tema ganha ainda mais força este ano, pois a partir de agosto passa a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O fato é que, para alcançar uma maior proteção nas organizações, não basta adquirir ferramentas tecnológicas contra ameaças. Ter uma cultura de segurança cibernética robusta é essencial.

Ao transformar a segurança em um aspecto cultural, sua empresa estará mais protegida contra incidentes uma vez que as práticas e processos seguros passa a ser o padrão em qualquer atividade!

Como está a cultura de segurança cibernética na sua empresa? Ela precisa ser fortalecida? Continue a leitura para saber como!

Incorpore o conceito de que a segurança cibernética é responsabilidade de todos

Muitas organizações têm a opinião de que o departamento de TI é responsável pela segurança cibernética. Essa é uma visão que precisa ser desmistificada para que todos estejam engajados em criar um ambiente organizacional mais protegido.

Uma cultura de segurança sustentável exige que todos os membros da organização participem. Todos devem se sentir como responsável pela proteção dos dados, rede, sistemas, etc.

Nesse sentido, é muito importante que o exemplo venha de cima. Os executivos precisam estar envolvidos nos processos e treinamentos e serem os primeiros a cumprir as políticas de segurança. Assim, demonstrando o quão importante é este tema para a empresa.

Obviamente, o envolvimento de cada setor acontecerá de maneira diferente. É preciso criar programas voltados para cada departamento e função. Assim, cada colaborador poderá entender como sua atividade e suas ações ajudam e impactam na segurança cibernética.

Invista em treinamentos e conscientização

A conscientização é, sem dúvidas, um dos pilares de uma boa cultura de segurança cibernética. A empresa deve ensinar seus colaboradores noções básicas de segurança para que todos sejam capazes de entender os riscos de suas ações e, ao mesmo tempo, conseguirem identificar ameaças.

Portanto, os treinamentos são grandes aliados na promoção da segurança nas empresas, pois capacitam e conscientizam os colaboradores.

Vale lembrar que esse deve ser um processo contínuo, uma vez que novas ameaças surgem frequentemente. Além disso, a mensagem sobre a importância da segurança deve ser reforçada constantemente.

Caso sua empresa não tenha nenhum incidente de segurança durante um longo espaço de tempo, é possível que os colaboradores venham a pensar que não há motivos para tanta preocupação. Por isso, durante os treinamentos, convém apresentar casos recentes de violação de dados e abordar as possíveis causas e consequências.

Tenha uma equipe de referência

Os treinamentos são essenciais para fortalecer a cultura de segurança cibernética, mas não transformarão usuários em especialistas.

Portanto, eles precisam de uma equipe de referência a quem procurar quando tiver dúvidas ou suspeitar que está lidando com uma ameaça cibernética.

Uma equipe de segurança será capaz de dar todo o suporte que os usuários precisam, além de efetuar os procedimentos necessários para conter os ataques, quando for o caso.

Sua equipe de referência de segurança pode ser interna ou outsourcing. O importante é que os colaboradores saibam a quem recorrer, para que não fiquem com dúvidas ou cheguem a conclusões errôneas.

Que tipo de cultura de segurança você possui?

Obviamente, toda organização possui uma cultura de segurança cibernética. As que dizem que não, certamente não estão em um bom caminho ou ainda não parou para pensar sobre o assunto de maneira estruturada.

A boa notícia é que qualquer cultura de segurança pode mudar positivamente e ser reforçada, de acordo como o modo como a organização aborda esse tema. Mas a mudança cultural leva tempo, portanto, não espere que tudo esteja nos trilhos do dia para a noite. Com o processo e a atitude certos, você chegará lá!

Gostou das dicas sobre como fortalecer a cultura de segurança cibernética na sua empresa? Então, entre em contato para descobrir como podemos ajudar. Aproveite também e descubra se é realmente possível garantir a segurança na nuvem

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: