Como migrar para a nuvem sem estresse?

Home Cloud Computing
Como migrar para a nuvem sem estresse?

Como migrar para a nuvem sem estresse?

Cada vez mais aumenta o número de empresas que adotam a Cloud Computing como estratégia de negócios para resolver suas necessidades de recursos de TI. No entanto, ainda persiste um grande questionamento: É possível migrar para a nuvem de forma segura e sem stress?

A resposta é sim! Com profissionais capacitados planejando e executando todo o processo e utilizando as ferramentas corretas, a migração para a nuvem pode acontecer de forma rápida, fácil e segura.

Obviamente, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos para que isso seja possível. Quais? Descubra a seguir!

Não abra mão do planejamento

Antes de migrar para a nuvem, é de suma importância planejar todos os passos para que não ocorra nenhum contratempo durante ou após o processo. Isso inclui dimensionar corretamente recursos de computação, de largura de banda e de armazenamento, remodelar processos, etc.

Outro ponto muito importante é decidir qual a nuvem certa para a sua empresa. Além de optar por um provedor experiente e que forneça serviços de qualidade, você precisa optar por um modelo de nuvem pública, privada ou híbrida. Cada uma delas tem característica próprias que serão consideradas no momento da migração.

Considere seriamente a segurança

A crescente digitalização das empresas tornou a segurança uma prioridade cada vez mais alta e, portanto, esse é um fator a ser levado em consideração ao migrar para a nuvem.

Os provedores de nuvem estão aprimorando suas ofertas para diminuir a probabilidade de os clientes serem afetados por incidentes de segurança, mas também é necessário haver algum esforço por parte da sua empresa.

Sua política de segurança de TI deve levar em consideração a adoção da nuvem e abordar ponto como tipos de acesso, gerenciamento de incidentes, treinamento dos colaboradores, etc.

Realize testes antes de migrar para a nuvem

Antes de migrar, de fato, é de suma importância que sejam realizados testes para ter certeza que o planejamento está adequado para as aplicações e cargas de trabalho que estão sendo migradas.

Dessa forma, você pode ter a certeza de que quando o processo for concluído, a operação da empresa poderá ser retomada normalmente, sem nenhuma interrupção, lentidão ou funcionamento inadequado.

Efetue backup

Realizar backup de todos os dados é um passo essencial para garantir a segurança da informação. Assim, caso algo não saia como o planejado, você não corre nenhum risco de perder informações importantes. Tudo o que você precisa fazer é restaurar os dados, corrigir o que deu errado e executar o processo novamente.

Conte com profissionais especializados

Ao analisar o processo de migração para a nuvem de forma genérica, muitas pessoas podem ser levadas a crer que qualquer equipe de TI pode realizá-lo com sucesso, mesmo sem a devida experiência.

No entanto, essa é uma tarefa complexa na qual não cabe nenhum tipo de erro. Caso contrário, sua empresa pode ter aplicações funcionando incorretamente, diversas falhas de segurança, perda de dados, etc.

Por isso, é de extrema importância contar com uma assessoria especializada em nuvem para conduzir sua empresa nesse processo de migração.

Com as pessoas certas trabalhando em conjunto com sua equipe, você pode planejar a migração para a nuvem totalmente sem estresse. Além disso, você tem a certeza de que, ao final do processo, suas aplicações estarão funcionando adequadamente, com o máximo de segurança.

A SantoDigital é uma empresa especializada que pode ajudar a sua empresa no processo de migração para nuvem.  Os profissionais da SantoDigital possuem larga experiência neste tipo de atividade e utilizam as ferramentas mais adequadas para garantir uma migração sem estresse.

Dentre as várias abordagens em vários cenários, utilizamos o CloudEndure como ferramenta para migração de Workloads. Dependendo de qual nuvem será o destino, o custo do uso da solução é zero. Desta forma, além de segurança e fluidez, sua empresa ainda se beneficia de grande redução de custos no processo.

Agora você já sabe como migrar para a nuvem sem estresse. Se você ainda não decidiu qual nuvem utilizar, conheça a solução Google Cloud Platform e seus benefícios agora mesmo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: