Servtec

Home Case
Servtec

A empresa

O Grupo Servtec é uma empresa de energia e engenharia. Está no mercado desde 1969, quando foi fundada em Fortaleza, Ceará. Na década de 1990 transferiu sua sede para São Paulo, capital.

Além da atuação em energia térmica, ar-condicionado, refrigeração e diversos ramos da engenharia, tem investido fortemente no desenvolvimento de projetos de edificação de usinas de energia a óleo, gás e de fontes alternativas como hídrica e eólica.

O trabalho da Servtec impacta de forma direta ou indireta na rotina de 1.500 colaboradores que atendem um cadastro de 3.500 clientes registrados dos ramos industriais, serviços e governo. 

O desafio

O gerente de TI da Servtec, Fernando Witzel, mostra que as ferramentas disponibilizadas no Google Workspace atenderam as demandas da empresa. “Lembro que a comunicação interna e o armazenamento de informações era via e-mail POP3 que não estavam mais dando conta das necessidades do grupo. Quando dava algum problema em uma máquina, corria-se o risco de perder todo o histórico de comunicação do colaborador”, afirma Witzel. 

Na época, problemas com e-mail representavam aproximadamente 30% dos chamados de TI e grande parte das informações do grupo, devido à característica de 80% dos colaboradores estarem alocados em projetos especiais e contratos específicos, eram produzidas fora da sede e filial.

A necessidade de ter uma melhor alternativa de produzir informação, distribuí-la, armazená-la e organizá-la levou a empresa escolher o Google Workspace entre uma série que ferramentas analisadas como o Office 365 e Zoho. A diretoria aprovou essa escolha, considerando aspectos técnicos e financeiros e logo buscou no mercado um partner do Google no Brasil para auxiliar na implantação que, no caso, foi a SantoDigital.

A solução Google

Em junho de 2012 começou um período de transição dos antigos sistemas para os funcionários aprenderem a se adaptar à realidade do Google Workspace acompanhadas de perto pela SantoDigital. Foram adotadas ferramentas como calendário, Gmail, Google Drive, Google Grupos e o Google Site. 

“A implantação dessa mudança durou três meses. A pesquisa foi realizada logo após a finalização da aprovação dessa nova forma de trabalhar com a informação. Recebemos dos nossos colaboradores 80% de aprovação pela ferramenta adotada. As dúvidas que foram surgindo nós resolvemos paulatinamente, esclarecendo todas as funcionalidades da ferramenta junto aos usuários”, atesta Witzel. A solução oferecida pelo Google fortaleceu a comunicação interna entre os funcionários, um dos objetivos iniciais alcançados ao adotarem a ferramenta.

Entre em contato conosco





    Outros Cases

    A Companhia Industria: Serviços Financeiros Localizado em Goiânia, o EasyCrédito conecta pessoas do Brasil inteiro às instituições financeiras e bancos parceiros para facilitar o acesso…

    Veja o case

    Visando inovação no combate a fraudes e no aumento da produtividade das analistas documentais, o Grupo Sabemi encontrou na inteligência artificial uma aliada para a automação da verificação de assinaturas manuais em contratos.

    Veja o case

    No dia 12 de outubro de 1985, os irmãos Argenta fundaram a Ditrento Comércio e Representações. Na época, o Brasil passava por um momento histórico. Era o início da Nova República, e o país voltava a crescer.

    Veja o case