SIM Rede

Home Case
SIM Rede

A Empresa

No dia 12 de outubro de 1985, os irmãos Argenta fundaram a Ditrento Comércio e Representações. Na época, o Brasil passava por um momento histórico. Era o início da Nova República, e o país voltava a crescer.

Aproveitando este cenário, iniciou-se então a sociedade de Deunir e Itacir numa pequena sala, equipada apenas com escrivaninha, mesa e telefone. A estrutura era pequena, mas o sonho da dupla era grande.

Porém, não bastava apenas sonhar alto. Neco e Deunir sabiam disso. Por isso, a dedicação e o comprometimento com os resultados foi e tem sido uma das vertentes mais importantes da empresa. Passados 27 anos de muito trabalho, a Ditrento dá mais um passo importante na sua trajetória: agora, a Ditrento Comércio e Representações passaria a se chamar SIM Rede de Postos. Com cerca de 3.200 colaboradores, mais de 140 postos localizados em 45 importantes municípios do Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Paraná, e uma solidez conquistada através de muito esforço, a SIM Rede de Postos consolida uma trajetória de sucesso, sendo, inclusive, nomeada a maior rede de postos a operar com a bandeira BR em todo o Brasil. 

O Desafio

O cenário da pandemia causada pela Covid-19 só intensificou o desejo e a necessidade dessa melhoria digital, já que o ambiente não estava entregando a performance necessária e o investimento em servidores não se mostrou a melhor opção.O ambiente da SimRede contempla o ERP EMSYS, essa aplicação é executada em ambiente Windows que acessa uma base de dados PostgreSQL (instalado em ambiente Linux). Também possuem uma aplicação Web Server  interno que permite consulta de estoque dos postos de gasolina.

Atualmente utilizam a solução Go Global para terem acesso remoto ao ERP ao invés de contratarem licenças RDS.at

A SIM Rede vem estudando soluções para aumento de performance e estabilidade do ambiente. Foram realizados alguns estudos para orçamento do ambiente e melhor dimensionamento baseado  no ambiente atual do cliente. 

A Solução

Para a realização do projeto, a SIM Rede escolheu como parceiro a SantoDigital que junto ao Google Cloud, trabalharam lado a lado para resolver o desafio do cliente. A SantoDigital buscou soluções para otimizar custos, melhorar a escalabilidade e performance da SIM Rede que consequentemente geraria  um impacto direto na expansão dos negócios da empresa. Sendo responsável por toda a estruturação de Cloud Foundations, a SantoDigital foi um pilar essencial para viabilizar a solução em nuvem, auxiliando na gestão de postos e melhorando uma das principais aplicações da SIM Rede que tinha um impacto direto no seu faturamento.

Realizado alguns testes de performance com banco de dados PostgreSQL instalado em uma VM no GPC, onde foi hospedada a aplicação cliente. O resultado foi satisfatório, aumentando a performance para  acesso e execução dos seus programas.

A migração para a nuvem trouxe mais produtividade e escalabilidade para a SIM Rede de Postos e, com isso, maior comodidade aos clientes e agilidade no cumprimento de seu propósito, que é facilitar a vida das pessoas em movimento todo dia.

Soluções utilizadas:

Compute Engine, Cloud Storage, VCP / VPN, Firewall Rules, IAM, Persistent Disk, Cloud Operations 

Entre em contato conosco





    Outros Cases

    Visando inovação no combate a fraudes e no aumento da produtividade das analistas documentais, o Grupo Sabemi encontrou na inteligência artificial uma aliada para a automação da verificação de assinaturas manuais em contratos.

    Veja o case

    A Interfile, especialista em soluções de back-office para o exigente setor financeiro, tinha o objetivo de migrar suas soluções de OCR on premises para um ambiente que permitisse um crescimento rápido sem aumentar custos. Veja como resolvemos o desafio de negócio da Inferfile, aumentando a sua carga em 18x!

    Veja o case

    A AutoAvaliar é uma empresa de tecnologia criada em 2015 focada no segmento automobilístico que oferece soluções completas para compra, venda e gestão de veículos seminovos. O desafio era aumentar a estabilidade das aplicações e atender de forma rápida os usuários da Europa.

    Veja o case