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A Empresa

A Interfile foi fundada em 1991, ao assumir o desafio de realizar a guarda de documentos para um grande banco internacional. Especializaram-se em soluções de backoffice para o setor financeiro, um dos mais exigentes e dinâmicos do mercado, onde se tornaram referência. Atualmente, a Interfille é considerada a maior provedora de serviços de gestão de cliente e terceirização de processos e negócios da América Latina, se tornando líder em automação e transformação digital, e uma das cinco maiores empresas mundiais em seu segmento. Presente em 13 países, com mais de 150 mil funcionários e mais de 400 clientes, em 2018 a empresa teve um faturamento em torno de US$ 2 bilhões. Foram anos de aprendizado, crescimento, pioneirismo e protagonismo que os capacitaram e deram credibilidade para oferecer soluções inovadoras e disruptivas a outros segmentos. Em 2017, a Interfile se juntou à Atento, uma das três maiores provedoras do mundo em serviços de gestão de clientes e terceirização de processos, esta parceria estratégica tem fortalecido o know-how da Interfile.

O Desafio

A Interfile se especializou em avaliar os documentos processados de seus parceiros digitalizando e validando as informações contida nestes. Com ajuda de outro parceiro, o processamento deste documento era feito com tecnologias antigas e difíceis de configurar (Regex do OCR on premises), o custo era muito alto. A  SantoDigital aceitou o desafio de reduzir custos, tempo de processamento e deixar uma API pronta para consumo e reaproveitamento da empresa. A atual solução utilizada pela Interfile, além de fornecer uma interface simplificada para cadastro de novos tipos de documentos para suas esteiras de processamento.

A Solução

A SantoDigital criou uma API de alta disponibilidade e capacidade de escalabilidade para atender diversas demandas de carga de processamento. O sistema inicialmente planejado para processar cerca de 250 mil documentos por mês durante as etapas de desenvolvimento, teve um novo contrato com o cliente no qual demandava uma carga de cerca de 150 mil documentos por dia, cerca de 18 vezes mais que a carga prevista inicialmente, provando assim a escalabilidade da API. 

Nossa solução é composta principalmente de um algoritmo de triangulação para encontrar as informações em um documento utilizando informações previamente cadastradas em um modelo. Com ajuda do Vision API entregamos os caracteres contidos na região de interesse para um documento específico e um recorte da imagem digitalizada, para conferência manual, caso necessário. Utilizamos também um modelo de aprendizado profundo onde identificamos determinados campos no qual o OCR não é capaz de processar o conteúdo destes, que é o caso de checagem de campos contendo ou não assinaturas, campos de checagem manual preenchidos e digitais.

Benefícios

A migração de parte da carga de processamento de documentos da Interfile permitiu uma redução de custos devido a substituição de tecnologias on premises. Conseguimos reduzir 99% de redução no custo de treinamento e 80% no consumo. Através da natureza gerenciada do APP Engine, a API vai escalar sua capacidade de acordo com a demanda ao longo do dia, diminuindo assim o tempo total com computadores ligados e de mão de obra necessária para manter os serviços funcionando, além de todas as outras vantagens de uma migração para o GCP. Outra vantagem é uma maior capacidade de encontrar informações visto que nosso sistema consegue achar uma informação mesmo que seu OCR não tenha sido processado de forma correta pelas tecnologias com essa capacidade, já que em alguns casos, mesmo o Vision API não tem precisão suficiente para detectar os caracteres de um documento corretamente. Fornecer o recorte do campo não identificado para o processamento manual também é uma fonte de redução de custo, pois apenas a região de interesse para análise chegará às mãos de um digitador humano, facilitando e aumentando o número de análises feitas por dia.

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